Microempreendedorismo conquista resultados na imprensa e ativa o tema


A Aliança Empreendedora, organização que celebra 20 anos de atuação em 2025, contratou a Atômica Lab para uma ação de assessoria de imprensa estratégica. O objetivo principal era duplo: reforçar a reputação e a trajetória de duas décadas da ONG e, ao mesmo tempo, aumentar a visibilidade e o conhecimento sobre o Summit de Empreendedorismo que a organização promoveria em Brasília. Nossa estratégia foi desenhada para atuar em frentes complementares, combinando a divulgação do evento com a valorização do impacto da ONG.

Para o Summit, que atraiu a presença de autoridades governamentais, a comunicação foi direcionada para um amplo mailing nacional de jornalistas, com foco nas editorias de negócios, empreendedorismo e responsabilidade social. Para apoiar a equipe durante o Summit localmente, trouxemos nosso parceiro baseado em Brasília, a agência Profissionais do Texto, que faz parte da Rede Brasileira de Gestão de Imagem, da qual a Atômica é cofundadora. 

O trabalho proativo incluiu o disparo de releases sobre as inscrições, os destaques da programação e, posteriormente, um release pós-evento. A relevância do Summit foi amplificada por meio de anúncios de políticas e medidas de apoio ao ecossistema empreendedor no Brasil, que foram divulgados durante as discussões do fórum.

Os resultados alcançados demonstraram o sucesso da estratégia. No período de maio e junho de 2025, foram conquistadas 425 publicações, gerando uma equivalência publicitária de mais de R$ 2,6 milhões. Quase metade das matérias (48,9%) foi resultado de releases divulgados antes do evento, gerando interesse sobre os debates. A abrangência do tema permitiu que 270 veículos diferentes publicassem sobre a Aliança Empreendedora e o Summit, incluindo veículos de alcance nacional como Terra, O Globo, CBN e Valor.

Além da divulgação do evento, a Atômica atuou no reforço da reputação da Aliança Empreendedora, oferecendo entrevistas com as porta-vozes para rádios e podcasts. Também buscamos destacar as histórias de sucesso de empreendedores apoiados pela organização, usando-as como “chamariz” para a imprensa e, assim, abrindo portas para a divulgação do impacto real da ONG. Essa abordagem integrada de comunicação, focada em pautas de grande relevância, fortaleceu a imagem da Aliança no cenário do empreendedorismo brasileiro.

 


« Voltar