Festival do Rio: Como ampliar o reconhecimento e a reputação do maior festival de cinema da América Latina


 

legenda: Selton Mello no backdrop do Festival do Rio

 

O Festival do Rio é um dos eventos mais importantes do calendário cinematográfico brasileiro e latino-americano, e a Atômica Lab tem a honra de fazer parte dessa história há mais de 15 anos. A nossa parceria vai além da assessoria de imprensa tradicional, atuando de forma estratégica para posicionar o festival como um espaço de destaque e de grande relevância cultural.

Nossa atuação envolve um trabalho de comunicação em rede, que inclui o relacionamento com jornalistas e influenciadores digitais, garantindo que as informações do festival sejam pulverizadas de forma exponencial. Tudo alinhado com as redes sociais, o site, as newsletters e os diversos parceiros do evento. Em 2024, por exemplo, o Festival do Rio gerou quase 3,5 mil reportagens em 30 dias.

Estratégia de Comunicação em Rede

Entendemos que, para conquistar a atenção do público, é preciso ir além de uma única grande reportagem. Por isso, a nossa estratégia para o Festival do Rio integra diversos canais de comunicação de forma simultânea e conectada, utilizando imprensa tradicional (jornais, revistas, TVs, rádios), blogs, sites, portais e, claro, as redes sociais.

Para garantir a capilaridade da cobertura, realizamos o credenciamento de 265 jornalistas e influenciadores, com foco em críticos, repórteres e produtores. Além disso, convidamos jornalistas e influenciadores digitais de outros estados, com passagens e hospedagens custeadas pela organização do evento, para que pudessem realizar uma cobertura presencial. Esse mix estratégico de jornalistas e influenciadores foi crucial para alcançar públicos diversos.

Destaques da Cobertura

Os resultados demonstram o sucesso dessa abordagem. A presença na TV foi intensa, com destaque para a abertura e o encerramento. Conquistamos espaços em programas de entrevista, como o Jornal da Globo, o RJTV, o Programa do Bial, ambos da TV Globo, e o Sem Censura, na TV Brasil. Nas redes sociais, tivemos entregas significativas em canais como o Instagram da Folha de S. Paulo e o TikTok do CinePop.

Também trabalhamos em parceria com as assessorias de imprensa e os times de marketing de produtoras e distribuidoras, como a ação realizada pelo Amazon Prime Video com a influenciadora Fefe (Fernanda Schneider) para a divulgação da sessão do filme “Maníaco do Parque”. A assessoria de imprensa da Atômica Lab atua para amplificar esses acordos, gerando conteúdos e sugerindo pautas que trazem resultados para o Festival, mas também para os parceiros, como produtoras, distribuidoras e plataformas de streaming.

Ao final de cada edição, celebramos os resultados que reforçam a importância do Festival do Rio e o nosso trabalho em comunicação. Quer saber mais sobre como podemos ajudar o seu projeto? Chama a gente aqui no WhatsApp.

 


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