Nosso Sonho: Conheça a estratégia por trás da maior bilheteria nacional de 2023


Como bem cantaram Claudinho e Buchecha em 1999, a história da dupla - sucesso nos anos 90 e 2000 - finalmente virou cinema com a estreia do longa “Nosso Sonho - A história de Buchecha com Claudinho” em todo o Brasil, em 21 de setembro. 

 

 

Em cerca de 40 dias, o filme já se tornou a maior bilheteria do cinema brasileiro neste ano, com um público de mais de 400 mil pessoas, além de vencer a categoria Melhor Filme no Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF). Sim, um sucesso digno de passar em Hollywood. E ao contrário do que a dupla canta no hit “Coisa de Cinema”, quando dizem que “se ninguém gostar não tem problema”, todo mundo está AMANDO!

 

FILME SOBRE CLAUDINHO E BUCHECHA: DESTACA FÉ, ALEGRIA, SUPERAÇÃO E DEVERIA PASSAR EM HOLLYWOOD

- MUNDO NEGRO, Halitane Rocha

 

A Atômica tem o orgulho de contar que integrou a equipe do filme e ajudou a conquistar esses feitos com uma comunicação dedicada, bem do jeitinho que a gente gosta. Nos últimos meses, a nossa equipe trabalhou conteúdos especiais, trailer, teasers e alinhou uma série de conteúdos incríveis que ajudaram a construir essa história. Hoje queremos compartilhar com vocês uma parte desse lindo trabalho. Vem com a gente ver como foi essa trajetória!

Desde junho, “Nosso Sonho” ocupou os principais espaços de mídia do país. Foi tema de matérias em programas de TV de grande audiência, como o Fantástico e o programa Conversa com Bial; atraiu a imprensa on-line, que cobriu amplamente o filme desde o lançamento do teaser; ganhou espaços expressivos na mídia impressa; e foi tema de postagens orgânicas em perfis de grandes influenciadores, como Carol MoreiraGina IndelicadaHugo Gloss e Raull Santiago. Isso sem falar na entrevista de Buchecha no Podpah, que gerou mais de 163 mil visualizações só no Youtube. 

A comunicação também conseguiu atingir públicos diversos a partir da conversa com mailings para além dos de cinema e cultura, como os veículos pretos, de causas e de música. Outros espaços importante foram os dedicados ao film nas principais praças nacionais, com destaque para veículos como Zero HoraDiário de PernambucoJornal de Brasília e Estado de Minas.

Como conseguimos isso? Com muito planejamento para trabalhar cada etapa no seu tempo, relacionamento com imprensa e influenciadores para manter o interesse na pauta e, claro, com muito propósito. 

 

O caminho do sucesso

Para dar início a essa estratégia, começamos relembrando o histórico de sucesso de Claudinho e Buchecha a revolução que empreenderam no subgênero funk melody. Além disso, destacamos as participações especiais no elenco do filme, que une diversas gerações do funk,  trabalhamos greetings, cenas e fotos exclusivas para mailings de cultura, entretenimento, música, celebridades, negritude, colunas sociais e páginas de influenciadores. Tudo para esquentar a estreia do filme.

Além da junket, encontro que reúne jornalistas em um mesmo espaço para entrevistar o elenco, negociamos com antecedência uma agenda de entrevistas com os atores Lucas Penteado e Juan Paiva, o diretor Eduardo Albergaria e o cantor Buchecha para deixar o filme vivo na imprensa durante todo o pré-lançamento, o que funcionou muito bem. 

Aproveitamos ainda as atrizes do elenco de apoio para uma agenda paralela de entrevistas e focamos em algo que o filme entrega muito bem: o protagonismo preto. Entramos também com conteúdo exclusivo na Perifacon, realizada no dia 30 de julho, em São Paulo, dialogando diretamente com os jovens da periferia.

Ao longo do período trabalhado, disparamos diferentes releases: geral, teaser trailer, trailer final, três cenas, participações especiais, Inffinito Brazilian Festival, público do filme (150k) e fotos exclusivas. 

 

Linha do tempo

 

Junho:

O cronograma de divulgação começou doze semanas antes da estreia, em 28 de junho de 2023, com a divulgação do teaser trailer no IG do Hugo Gloss.

 

Julho:

Participamos da Perifacon com exibição de vídeo exclusivo do longa, dentro da programação de cinema do evento, com a presença de Lucas Penteado. Também foram exibidos vídeos personalizados de Buchecha e Juan Paiva

 

Agosto:

Foram realizadas duas cabines de imprensa presenciais, em São Paulo e no Rio, com 144 veículos presentes no total, além de uma cabine virtual para jornalistas das demais praças, com 150 credenciados. Também foram feitas exibições antecipadas para veículos pontuais. 

 

Setembro:

Junket presencial com o Eduardo AlbergariaBuchecha e os atores Juan Paiva e Lucas Penteado. A agenda contemplou 26 veículos, entre eles Folha de SPO Estado de S. PauloO GloboVeja SPBuzzfeedCNN BrasilUOL, além de diversos criadores de conteúdo, como Carol MoreiraAilton Júnior e Andreza Delgado.

Entrevistas especiais: UOL Entrevista com Zeca Camargo e Veja Rio (Buchecha), Revista GQ (Juan Paiva), Canal Curta! (Eduardo Albergaria), Notícia Preta e Mundo Negro (Lellê e Flávia Souza), além da matéria do Fantástico (fruto do set visit), Conversa com Bial e Esporte Espetacular

Outro destaque fica para o podcast Podpah, um dos mais ouvidos do país. Articulamos uma participação do Buchecha ao vivo, com transmissão no YT do veículo, que acumula mais de 7 milhões de seguidores. 

O Podpah também publicou nove cortes da entrevista no canal do Youtube Cortes Podpah (mais de 2 milhões de seguidores) e um corte no Instagram (6,4 milhões de seguidores). As postagens da entrevista somam, até o momento, mais de 720 mil visualizações. 

 

21/09 - A grande estreia

O filme contou com três pré-estreias: SP, Rio e São Gonçalo. A Atômica esteve presente em todas para receber jornalistas e influenciadores e organizar entrevistas e sessões de fotos. Para os eventos principais (SP e Rio), levamos fotógrafos das agências AgNewsFotoarena e Brazil News e jornalistas do F5GshowCanal LikeTV Fama, entre outros.

Outubro

No trabalho de sustentação para a segunda semana de “Nosso Sonho” em cartaz, que coincidiu com a realização da Semana do Cinema - iniciativa que ofereceu ingressos a R$12 entre 28/9 e 4/10 -, emplacamos um greeting de Buchecha no Instagram do influenciador e ativista Raull Santiago (511 mil seguidores). Ele é um dos principais nomes da atualidade que conversa diretamente com o público da quebrada. 

 

Quer construir uma história de sucesso com a gente também? Entre em contato com a Atômica Lab!


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