Quais são as etapas de uma estratégia de marketing de influência?


1 - Pesquisa

Em primeiro lugar, é realizada uma pesquisa ampla para entender quem são os influenciadores que estão falando com o público que a comunicação quer atingir, de acordo com as metas e os objetivos traçados no planejamento. Lembre-se: cada detalhe pode fazer a diferença.

Há ferramentas que podem ajudar nessa pesquisa a partir de palavras-chave e dados demográficos. Uma vez feito isso, é necessário estudar cada perfil para verificar se eles têm identificação com o projeto que será divulgado. E aí, é hora de partir para a negociação!

 

2 - Negociação

Aqui entramos em contato com as equipes e agências daqueles influenciadores que mais fazem sentido para o projeto. O intuito desse papo é descobrir como esse influenciador trabalha, estudar seu media-kit e pensar que tipo de parcerias podem ser construídas, levando em conta a verba do projeto e as possibilidades que os influenciadores oferecem. 

 

3 - Contratação

Concluída toda a negociação, é hora de enviar a proposta para a equipe do influenciador. Afinal, esses profissionais normalmente são agenciados e também contam com equipes para avaliar e alinhar a parceria com as marcas que os procuram. Caso a equipe avalie a proposta como positiva, é hora de formalizar os contratos e partir para a produção dos conteúdos.

 

4 - Produção

A depender do tipo de ação, pode ser necessário organizar uma visita do influenciador a um espaço ou um encontro dele com o cliente, programar uma viagem ou qualquer outro tipo de atividade envolvida na parceria. Aqui é importante se certificar de que todos os envolvidos estão cientes das entregas e das condições contratuais. A atenção aos detalhes pode evitar a ocorrência de problemas. Contando com o profissionalismo de todos, essa etapa promete ser muito produtiva!

 

5 - Aprovação e entrega

Produzidos os conteúdos, normalmente as equipes dos influenciadores enviam para aprovação dos seus clientes - caso essa aprovação esteja prevista no contrato. Uma vez entregue e aprovado, o conteúdo pode ganhar o mundo. Sabe aquela ansiedade boa? É hora de colocar os projetos no feed e cruzar os dedos!

 

6 - Mensuração

Aqui é o momento de avaliar se realmente deu tudo certo! Tendo em mente os objetivos traçados no início do projeto, é realizada uma análise de números, como por exemplo o crescimento de seguidores, a geração de leads ou outras metas. Se os objetivos foram alcançados, é sinal de que o trabalho foi bem sucedido!

 

E agora, quem poderá me ajudar?

Uma boa estratégia de marketing de influência pode ser essencial para o sucesso do seu projeto. Mas, para isso, ela precisa ser acompanhada cuidadosamente em cada etapa. Sabe quem pode te ajudar nisso? A nossa super equipe Atômica! Entre em contato com a gente e vamos juntos alçar novos voos! 


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