Marketing de influência: de onde vem, por que usar?


As mídias sociais provocaram uma verdadeira revolução na comunicação: se antes os protagonistas eram os grandes meios e veículos, com o público em uma posição passiva, nos últimos anos os consumidores saíram da passividade e ganharam superpoderes: escolher quem seguir e como interagir com marcas e produtores de conteúdo, além de  integrar-se a grupos e nichos de mercado de acordo com seus perfis sócio-econômicos, interesses e aspirações. 

O marketing de influência é a estratégia de comunicação que recorre a esses poderes do consumidor para fazê-lo conhecer uma marca, um produto ou um serviço. Mas não se trata exatamente de uma novidade. Desde muito antes do surgimento das redes sociais, empresas utilizam a credibilidade, a relevância, o carisma e a confiança inspirados por figuras públicas para levar mensagens ao público identificado com elas.

É o marketing de influência que explica porque você vê tantos comerciais estampados por Ivete Sangalo, Neymar e Xuxa, por exemplo. Foi nas redes sociais, no entanto, que essa estratégia de comunicação ganhou outra dimensão, permitindo que os seguidores se aproximem e interajam diretamente com as celebridades e as empresas de que são porta-vozes. 

Veio então a revolução da internet 2.0, que  potencializou consideravelmente o alcance do marketing de influência, elevando a níveis ainda maiores seu uso na comunicação corporativa. Com o aumento da importância das redes sociais na vida da população e a explosão dos usos dos smartphones, qualquer pessoa passou a ter a possibilidade de produzir conteúdo. O consumidor ganhou então outro poder: o de ser ele mesmo um veículo de comunicação. Surgiram então outros grandes influenciadores, especificamente dentro do mundo digital, e que já estão integrados ao nosso cotidiano.

Hoje reconhecidos como profissionais - embora tenham enfrentado preconceito e diversas dificuldades até receber esse reconhecimento -, os influenciadores têm movimentado milhões em suas redes nos últimos anos. De acordo com a pesquisa “Marketing de Influência no Brasil”, realizada pelo Opinion Box em 2022, 77% dos internautas brasileiros seguem algum influenciador digital em suas redes. 

Outro dado indica que o marketing de influência tem resultados práticos relevantes. Segundo a mesma pesquisa, 55% das pessoas que seguem influenciadores digitais já compraram por indicação desses profissionais. A conclusão é bastante clara: é muito difícil atualmente pensar em uma estratégia de sucesso na comunicação corporativa sem a participação de influenciadores digitais. 


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