Influenciadores e Imprensa: Como a Atômica atua com comunicação


A equipe da Atômica tem relação estreita com veículos de mídia, jornalistas e influenciadores. Atuamos na comunicação de empresas, marcas, eventos e entidades. Em 2020, inauguramos um braço dedicado a Causas. Desde então, nos envolvemos com projetos liderados pela ONU, All Out, Instituto Alana, Lego Foundation, Fundación MAPFRE, Transparência Brasil e Levisky Legado, entre outros. Alguns dos projetos em parceria com a agência Purpose. 

Ao longo dos últimos anos, ampliamos nosso trabalho dedicado a influenciadores, buscando novas formas de relacionamento em campanhas pagas e orgânicas com desenhos inovadores. Mapeamos, nos relacionamos, gerimos o pagamento e acompanhamos os resultados com formadores de opinião e influenciadores digitais.

A imprensa é a principal ferramenta de construção e gestão de reputação. Nós atuamos no mercado de comunicação desde 2000. Temos experiência em gestão de crise, formação de porta-vozes, produção de conteúdos, desenvolvimento de planos de comunicação e relacionamento com a imprensa de todo o Brasil.

Além disso, engajamos influenciadores às causas para gerar awareness e conversão. Trabalhamos com diferentes perfis em diversas plataformas, de acordo com os objetivos e estratégias do cliente. Usamos ferramentas digitais para mapear e monitorar e estamos sempre testando novas táticas em busca de resultados efetivos.

Segundo uma pesquisa da Comscore, com dados de 2022, apenas 9% do total de conteúdo veiculado nas redes sociais são produzidos por influenciadores, em comparação com o que é postado por marcas e publishers. Em contrapartida, 59% do total de engajamento do público com os posts ocorre nos perfis dos influenciadores. (Facebook, Twitter e Instagram) Se a imprensa é ainda a melhor ferramenta para gestão de reputação, os influenciadores, associados a campanhas de mídia on, são fundamentais para objetivos de awareness e conversão. 

 

Nosso trabalho funciona assim:

1 - Analisamos os desafios, objetivos e propósitos da causa para construir nossa narrativa e nossa campanha com influs; e o plano de comunicação que inclui imprensa; 

2 - Avaliamos os públicos a serem impactados e identificamos o que os motiva, o que os interessa, o que os engaja, além de identificar quais veículos e influs impactam e engajam;

3 - Criamos a campanha, mapeamos e entramos em contato com os influenciadores e os jornalistas que falam com nosso público e têm aderência e interesse às nossas mensagens;

4 - Alimentamos os jornalistas de informações, promovemos encontros de relacionamento, ativamos os influs e entregamos conteúdos, para em seguida medir, avaliar e redesenhar conforme necessidades de cada campanha.

 

Conheça alguns dos nossos cases atômicos em Comunicação para Causas

 

CASE VERIFICADO EQUIPE HALO

Foi uma campanha global da ONU de combate à desinformação sobre a Covid-19, gerida pela agência Purpose. Nós, da Atômica fomos parceiros de PR 2, nos dois anos de ações entre 2020 e 2022. A campanha contou com iluminação do Cristo Redentor, Festival de Música on-line, Exposição no Metrô de SP, Ocupação do Sambódromo de SP, Participação de atletas olímpicos, Parcerias com a agência de fact-checking Lupa e com o Quebrando o Tabu.

A campanha também foi apoiada pelo TikTok, transformando cientistas e médicos em influenciadores, num movimento de humanização da produção das vacinas. No que se refere à imprensa, validamos os porta-vozes/cientistas em seus novos papeis de influencers, via imprensa e formadores de opinião.

 

LINGUAGEM INCLUSIVA TODXS NÓS 

A campanha teve como foco a Linguagem Neutra como ferramenta de inclusão da Comunidade LGBQTIA+. O case Todxs Nós nasceu com a comunicação da série da HBO, mas conquistou muito mais do que espectadores. 

No início de 2020, a HBO propôs para a Atômica o desafio de transformar a série num ponto de partida para apresentar a Linguagem Inclusiva para jornalistas e influenciadores e abrir o debate sobre a sua adoção nos meios de comunicação. 

A campanha ganhou o Prêmio Aberje Regional São Paulo e Nacional na categoria Diversidade e Inclusão e o Prêmio Jatobá PR na categoria Assessoria de Imprensa e Relações com a Mídia.

 

JUNTOS PELO CINEMA

A campanha de sensibilização do público para o retorno aos cinemas após a pandemia da Covid-19 foi uma ação realização pro-bono em parceria com as equipes de comunicação de marketing de exibidores, distribuidores e produtores.

O projeto liderado pessoalmente pela diretora da Atômica, Cláudia Belém, sendo Vencedor do Prêmio Jatobá 2020 em três categorias: Case do ano, Gestão de Situações de Emergência ou Crise e Projeto Especial.

Além desses projetos tão especiais, atuamos também em outras campanhas como Expresso do Brincar (Fundação Lego), Action Aid, Campanha #ParaCadaUma (ONU), GR4U na Segurança (Fundação MAPFRE), NÓS >> O Movimento e Casa Galileia.

 

Quer dar mais visibilidade para a sua causa? Vem pra Atômica! 

 

Você pode se cadastrar também no nosso banco de influenciadores, currículos e fornecedores. Afinal, nesse mundo conectado, ninguém trabalha sozinho. O mundo funciona melhor quando a comunicação é integrada. Vamos juntes?


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